top of page

REPRODUÇÃO

 

Na maioria das vezes, as chinchilas atingem a maturidade sexual aos seis meses de idade. As fêmeas entram no cio a cada 28 dias, e o cio pode durar até cinco dias, aproximadamente.

 

Quando a fêmea está no cio, o macho fica “alvoroçado” e corre atrás dela abanando o rabinho e emitindo um som específico de cópula. A fêmea é bastante receptiva a ele durante o cio e logo depois do parto, por um período aproximado de 36 horas. É aconselhável separá-los assim que nascerem os filhotes, pois as fêmeas costumam rejeitá-los e, também, não é recomendável que cruzem logo em após ela de ter dado à luz. 

 

O tempo de gestação das chinchilas é de 111 dias e podendo ocorrer em qualquer época do ano, mas alguns criadores dizem que o período de maior fertilidade é durante o inverno.

 

O parto ocorre, normalmente, pela manhã ou de madrugada (existem alguns casos de nascimentos fora destes horários), durando de uma hora e meia a três horas, podendo prolongar-se. Em média, as chinchilas têm dois filhotes por parto, podendo ter até duas crias por ano.

D U A R T E   P I N T O  

bottom of page